Jumat, 28 Juni 2013

Receita: Leite de Amêndoa, Latte de Chá Verde e Rooibos

É comum nos dias de hoje encontrarmos outros tipos de bebida que substituam o leite de vaca. Muitas pessoas possuem intolerância ou, simplesmente, existem os que não gostam do hábito de beber leite animal. Em ambos os casos, eu gostaria de indicar o leite de amêndoas.

Leite de amêndoas caseiro

No mercado a bebida com base de soja é amplamente divulgada mas como sabemos, a soja tem passado por muitos processos para ser produzida em massa e nos deixa um pouco desconfortáveis quanto à sua origem e qualidade. Também saliento que o sabor do leite de amêndoas é muito mais agradável do que o de soja. O que separa um de ser tão popular quanto o outro é o seu custo.

Aqui no Brasil o leite de amêndoas não é tão conhecido e não lembro de tê-lo visto industrializado mas a receita é bem fácil e prática, além de durar alguns dias na geladeira.

Leite de Amêndoas do Chá, Arte e Vida!

- Ingredientes:
1 xícara de amêndoas cruas com casca
2 a 3 xícaras de água filtrada
baunilha (essência ou fava)
açúcar a gosto

- Modo de Preparo:
Deixe as amêndoas de molho em água cobrindo até sua superfície por, no mínimo, 6 horas (uma noite inteira é o ideal). Após o descanso, peneire as amêndoas - descarte esta água. Em um processador de alimentos ou liquidificador coloque as amêndoas mais as xícaras de água filtrada (3 xícaras deixa um leite fino, quase a consistência de desnatado, então a quantidade de água fica a seu gosto). Bata as amêndoas com a água até que uma espuma se forme em sua superfície. Passe o líquido com as amêndoas em um tecido e depois esprema bem, até sair todo o restante do leite. Adicione a baunilha (só um pouquinho) e açúcar a gosto e guarde em garrafa hermeticamente fechada na geladeira (é normal que o líquido se separe, agite bem a mistura que ela fica homogênea novamente).
O restante das amêndoas trituradas ganham a textura de coco e você pode usar em alguma receita caso deseje esta textura pois em sabor, a maioria dele já se foi no leite.

---

Latte de Chá Verde e Latte de Rooibos

Com o leite de amêndoas pronto e em mãos, temos uma infidade de possibilidades culinárias. Hoje eu fiz uma receita de Latte (de chá, não tem café!) para espantar o friozinho que chegou por aqui. É bem simples, os ingredientes que são a parte mais difícil da receita.

- Ingredientes:
1 xícara de leite de amêndoas (se quiser fazer com leite de vaca, é a mesma quantidade)
Matcha (chá verde em pó) ou extrado de Rooibos (infusão da África do Sul) à gosto
açúcar a gosto

- Modo de Preparo:
Eu possuo uma maquininha caseira de expresso com saída de vapor. Nela, vaporizei o leite de amêndoas (evite deixar ferver muito pois ele perde seu aroma com facilidade) com o matcha (ou rooibos) até ficar cremoso, igual ao leite de vaca. Pronto, é só adoçar a gosto, simples assim!
Caso você não possua a máquina de expresso, existe um pequeno batedor à pilha vendido por aí que ajuda a fazer espuma em bebidas.

Latte de Rooibos (esquerda) e de Matcha (direita)

A combinação do Rooibos com o leite de amêndoas casa muito bem pois é um encontro de notas de especiarias e nozes, levemente adocicado. Já com o Matcha é perfeito, o sabor das amêndoas emenda no do chá verde e o prazer fica extendido, recomendo muito.

Jumat, 21 Juni 2013

Como foi o Workshop de Chás em SP

Neste último sábado, dia 15 de junho, aconteceu na capital de São Paulo o Workshop de Chás Gourmet que ministro aqui no interior do estado, em edição especial para os paulistanos. Abaixo, compartilho com vocês um pouco de como foi este dia:

Workshop de Chás Gourmet by Yuri Hayashi, on Flickr
Mesa à espera dos degustadores de chá

Com a turma lotada mais a participação super especial da amiga também blogueira de chás, Erika Kobayashi, comecei os preparativos logo cedo tentando deixar o ambiente o mais aconchegante possível para nossa experiência.

Workshop de Chás Gourmet by Yuri Hayashi
Salão quase pronto para receber os convidados

Aos poucos o pessoal foi chegando e demos início ao conteúdo teórico. A história do chá é cheia de detalhes e nos ajuda a permear a sua evolução diretamente ligada à história dos povos. Sua conexão cultural é fantástica e por isso faço questão de dar um pequeno detalhamento nesta parte. Também houve uma breve sessão de vídeos para ilustrar e nos transportar no tempo da antiga história do chá. Aproveitando a presença da Camellis sinensis em espécie (levada direto daqui de São Bento em um vaso!) pudemos falar sobre os tipos de chás existentes e seus processos de produção.

De cima para baixo: Yuri falando sobre a planta do chá ali presente, as xícaras para a degustação, 
Chá verde Long Jing da Chá Yê! antes e depois da infusão, prato com os alimentos das harmonizações, Erika Kobayashi e um bolo de Pu'er.
Fotos: Rebeca Chiarini

O próximo passo foi iniciar a degustação de chás, que todos esperavam com ansiedade. Os participantes puderam ver a qualidade das folhas soltas, a transformação destas folhas após as infusões e o liquor resultante de cada tipo de chá escolhido especialmente pela Chá Yê para o dia. Com o material didático em mãos fomos conversando sobre as sensações de paladar/olfato que cada uma das infusões nos proporcionava e fazendo notações quando necessário. Cada rodada de um novo chá causava surpresas e dúvidas ao paladar do pessoal, fazendo as conversas cada vez mais divertidas na tentativa de explicar os sabores que invadiam nossas bocas naquela agradável tarde.

O ponto alto da (agora) noite, foi a harmonização que fizemos de alimentos com chás. O cardápio incluiu macaron de chá verde com feijão azuki e yokan também de chá verde, mousse de chocolate com páprica picante e flor de sal, e sanduíche de brioche com maionese temperada, pepino e limão. Devo dizer que tudo é caseiro (menos o yokan), feito por mim e meu marido com o maior prazer para este dia!

Pessoal do Workshop. Foto: Rebeca Chiarini

O dia passou super rápido, o pessoal era de muito alto astral e saí de lá super feliz sabendo que mais pessoas estão envolvidas e interessadas na cultura do chá. Só posso agradecer enormemente aos presentes e desejar um breve reencontro para uma próxima xícara.

Não posso deixar de agradecer também à Chá Yê! por ter nos apoiado desde o início, fornecendo seus chás mais que especiais e que encantaram à todos, fazendo muitos saírem de lá com outra opinião do que é realmente um chá de qualidade.

Ao pessoal que não conseguiu participar desta turma, infelizmente ainda não tenho próximas datas na capital, mas gostaria de lembrar que ministro o mesmo Workshop aqui em São Bento do Sapucaí com horário marcado. É só entrar em contato para maiores informações.

Muito obrigada à todos!

Rabu, 12 Juni 2013

Ditado Chinês


"Lenha, arroz, óleo, sal, tempero, vinagre e chá são as sete
 necessidades para começar um dia" 
- Ditado Chinês

Senin, 10 Juni 2013

Últimas vagas para o Workshop de Chás Gourmet na Capital de SP!

* Atualização: Pessoal, todas as vagas foram preenchidas, obrigada à todos! *

Aos interessados, temos apenas 3 vagas restantes para o único Workshop de Chás Gourmet que acontece na capital de São Paulo, neste próximo sábado. Para receber as informações completas é só entrar em contato.

Os preparativos estão indo muito bem, já recebi os chás importados da Chá Yê! e teremos muitos clássicos de qualidade para experimentarmos no dia. O material didático está quase pronto e também teremos sorteio de brindes!


Ao pessoal inscrito, vejo vocês no sábado!

Senin, 03 Juni 2013

Como Limpar Xícaras de Chá e Utensílios de Porcelana

Todos que utilizam com frequência utensílios de porcelana na hora do chá sabem que com o tempo a porcelana acumula marcas provenientes do depósito de partículas minúsculas do líquido em sua superfície. Sabem pois na hora de lavar é um esfrega esfrega sem fim e nada das manchas saírem. Tenho uma dica que é infalível e você nem precisa fazer tanta força: esfregue sal na superfície. Acompanhe o processo em fotos:

Duas xícaras de uso diário com marcas no bocal e fundo

Um canecão antigo, de uso esporádico, guardado com marcas em todo seu interior

Começando a esfregar o sal na xícara. O resultado é imediato

Sal "colorido" após limpar as xícaras

Xícaras e caneca prontas para mais alguns meses de uso (não esqueça de enxaguar bem a porcelana após o uso do sal)