Senin, 30 September 2013

3 anos e 3 meses - Plantando a Camellia sinensis 11 - A Semente!

A minha planta do chá, a Camellia sinensis, que está em vaso, além de ter dado dois frutos, rendeu uma linda semente!

Fruto ainda no pé da Camellia sinensis

Neste momento a planta está se multiplicando na base, onde podemos ver várias novas astes saindo da terra. Em breve será um verdadeiro arbustinho:


A sequência abaixo é do fruto caído e depois aberto, dando-me de presente uma linda semente. Como ela é uma planta jovem, não esperava que já conseguiria fazer o ciclo completo. O normal são 2 ou 3 sementes por fruto, mas uma já é muito bem-vinda:

Camellis sinensis - Tea Plant: The Fruit
O fruto caído da Camellia sinensis

O fruto da planta do chá aberto e sua semente

Selasa, 24 September 2013

A Chaleira


"Estranho como uma chaleira pode representar ao mesmo tempo o 
conforto da solidão e os prazeres de uma companhia."
- Autor desconhecido

Senin, 23 September 2013

Chás Importados da Ronnefeldt

A marca de chás alemã Ronnefeldt, apesar de pouco conhecida no mercado nacional, começa a ser vendida online na loja Chás & Cia. É de longa data que os alemães prezam pela qualidade em sua xícara e esta marca conseguiu me surpreender com seus sachês de chás e infusões.

Ronnefeldt Tea
Coleção Ronnefeldt

Johann Tobias Ronnefeldt, um respeitável mercante alemão, inicou a empresa familiar de chás Ronnefeldt em 1823, cujo lema é "Qualidade é fundamental". Desenvolvida a partir da sua casa de chás estabelecida em Frankfurt, Alemanha, a Ronnefeldt distribui pelo mundo uma seleção de chás, infusões e blends cuja matéria prima é proveniente da India, Sri Lanka, Indonésia, China e Quênia.

Tive a oportunidade de experimentar alguns de seus chás vendidos em sachês e confesso estar surpreendida pela qualidade que encontrei em seus produtos.

Ronnefeldt teas
Sachês da Ronnefeldt

A apresentação dos sachês e embalagem seguem o padrão de qualidade para o mercado, com caixas coloridas e sachês de filtro de papel em embalagem individual. Ao observá-los percebi que eles não trabalham com o chá em dust (pó), a pior qualidade de chá que algumas empresas utilizam em sachês. As folhas têm corte em tamanhos bons dependendo do estilo do chá. Ainda há blends com chás orgânicos e produtos totalmente naturais, o que eu particularmente prezo muito na hora da compra.

Caramel Peach, orgânico e totalmente natural - meu favorito!

Dentre os sabores, gostaria de destacar o Caramel Peach pois além de orgânico, os aromas são todos naturais e você consegue ver os cristais de caramelo no sachê, é realmente impressionante. Também tenho de citar o de Peppermint, sem dúvida a melhor infusão de menta que já tomei em sachê. Eu adoro pera e o blend Green Angel, cuja composição é chá verde, pêssego e pera (também orgânico e aromas naturais), me fez repensar nos sabores de pera que já havia sentido em outros chás aromatizados - eles conseguiram transmitir a essência do sabor de forma bem natural, super refrescante. Os chás pretos puros também são bem corretos, o Darjeeling incrivelmente conseguiu mostrar suas suaves características mesmo neste formato. Cada caixa vem com 25 sachês, quantidade duradoura para tomadores de chá vorazes, e cada sachê consegue fazer 300 ml (mais que uma xícara, utilize sempre um pequeno bule ou uma caneca para estes sachês europeus). Enfim, tenho muitos elogios para esta marca.

É muito bom saber que há mais esta opção no mercado. A Ronnefeldt não é encontrada em lojas comuns, ela é distribuída em redes hoteleiras, então é mais um bom motivo para aproveitarmos! 

E bom chá alemão para todos!

Selasa, 17 September 2013

Infográfico de Chás

Um infográfico alia informações diretas e design atrativo. Como em tantos outros assuntos, não poderia faltar um para o chá. Algumas informações são do mercado americano (e por isso está em inglês) mas há outras do mundo global:

Fonte: http://www.loveinfographics.com

A minha conclusão é a de sempre. Tem gente tomando chá por todos os cantos do mundo!

Senin, 16 September 2013

As frutas vermelhas!

E finalmente a temporada das amoras chegou aqui em casa! Começamos com uma árvore que já havia aqui, fizemos mudas da mesma e agora temos 3 árvores carregadas de amoras. Elas virarão geléia e suco além, claro, de alimentar muitos dos passarinhos da região para deleite dos nossos olhos.

Amora
Amoreira começando a amadurecer

Para acompanhar a geléia de amoras, tem de haver os morangos. As duas frutas juntas ficam muito mais saborosas do que isoladas, na minha opinião.

Os morangos têm um longo histórico aqui no meu ranchinho. Primeiramente um sucesso, sofreu ataques constantes de formigas cortadeiras até o ponto onde eu havia desistido do seu cultivo. Mas a vontade de ter a fruta foi maior e continuei tentando alternativas contra a praga. Tentei todas as alternativas em verdade (isca orgânica - aqui é tudo orgânico -, esquemas de tubos nos pés das árvores, graxa ao redor dos vasos, caldas e produtos naturais, plantação suspensa - elas descobriram e começaram a subir na parede -, etc.) até que cheguei em uma conclusão satisfatória para o momento. Os ninhos das formigas não estão em meu terreno, por isso não consigo manter o controle direto na raiz (cheguei a comprar até um produto fumegante caso encontre algum ninho), então mantive a plantação suspensa, em vasos, e coloquei os vasos dentro de jardineiras. O fato de não ser o tempo das formigas saírem (elas atacam mais durante o verão, com as chuvas) também ajudou. Então estamos tendo uma safra nova agora, felizmente. Vejam se não é motivo de satisfação por tanto esforço:

Morango
Nova safra de morangos após um longo tempo!

E assim seguimos, sempre plantando e tentando o que a terra nos permite.

Selasa, 10 September 2013

As 7 xícaras...


"A primeira xícara molha meus lábios e garganta,
a segunda xícara quebra minha solidão,
a terceira xícara vasculha minhas entranhas infecundas para encontrar cerca de cinco mil volumes de escritos indefinidos,
a quarta xícara levanta uma pequena transpiração, -- todos os erros da vida se vão pelos meus poros.
Na quinta xícara eu estou purificado;
a sexta xícara me chama ao reino dos imortais.
A sétima xícara -- ah, mas eu não aguentaria mais!(...)"

- Lotung, Poeta da Dinastia Tang (618–906)

Senin, 09 September 2013

Escalada: Momentos

Alguns registros (meus e outros roubados de amigos) a se compartilhar, quando vejo que a escalada não é apenas um esporte, seus momentos nos proporcionam algo muito além disso:

 Pessoal reunido em uma sessão de boulder e o Fidel relaxando em seu passeio pela natureza.

Do you spot me?
Théo escalando e Lia dando a segurança para o irmão. Foto do pai: Taka.

Yuri no Cofrinho do Panda - Setor Rubinho
Uma das poucas fotos que possuo escalando com o meu maior parceiro. Foto: Taka.

Luisa
Pequenica Luisa, desde já conhecendo a natureza com os pais.

Enfrentando as alturas. Foto instagram: Thais Makino.

Thais, fotografando tudo enquanto se recupera de uma lesão (já já melhora!).

Amigos até na hora do maior perrengue do setor Rubinho :-)

Rabu, 04 September 2013

Chá e Cachimbo

De muitas combinações que já vi por aí cuja finalidade é a harmonização com o chá, deparei-me com a do cachimbo. No meio das minhas corriqueiras cachimbadas veio aquele estalo de que era possível tal idéia e desde então venho pesquisado a respeito (e experimentado também!).

Chá e Cachimbo - Tea and Pipe
Harmonização de chá e cachimbo

O cachimbo no geral utiliza um fumo bem perfumado, tendo uma estrutura com muitas notas aromáticas - seu cheiro costuma agradar até aos que não fumam. Ainda sentarei com calma para falar melhor deste prazeiroso hobby, mas por hora deixo este trecho do livro História do Cachimbo, Edição CIBA, de 1970:

"O homem tem cinco sentidos. O fumante inteligente precisa de todos os cinco para fruir plenamente de um cachimbo:
o paladar - porque ele saboreia a fumaça do tabaco na língua;
o olfato - porque ele aspira o perfume pelo nariz;
a visão - porque o cachimbo e as tênues nuvens de fumaça encantam os olhos;
o tato - porque é gostoso envolver o cachimbo com a mão e apalpar o fornilho;
a audição - porque o suave crepitar da brasa é música para o ouvido do fumante."

Fumo Borkum Riff Black Cavendish e Chá Earl Grey da Ahmad Tea

Utilizei nesta harmonização um fumo considerado básico, o Black Cavendish da Borkum Riff, de intensidade suave, composto por um blend de diferentes tipos de tabacos aromáticos, que me remetem um leve caramelo com nozes e frutas secas. Ele surpreendentemente casa muito bem com o chá estilo inglês Earl Grey (nesta ocasião utilizei o da marca Ahmad Tea, encontrado na Chá&Cia). O cítrico do chá casa suas notas com as do cachimbo e ajuda a limpar o paladar. Só devo ressaltar que um liquor feito de forma mais suave é aconselhado devido à adstringência do chá preto que casado com o fumo do cachimbo, podem resultar em uma língua bem seca. No mais, é uma parceria muito agradável para os momentos de reflexão.

Espero escrever mais do mesmo em breve, até lá!

Selasa, 03 September 2013

Chás e Livros...


(Você nunca conseguirá uma xícara de chá grande o suficiente ou um livro
longo o suficiente que me satisfaça. - C. S. Lewis
)

Senin, 02 September 2013

Receita: "O" Bolo de Chocolate

Esta receita de bolo é simples e muito satisfatória para quem gosta daqueles bolos de chocolate que matem o desejo por cacau. A massa depois de assada fica bem compacta e comer um pedaço pequeno do bolo já é suficiente para pessoas não chocólatras - o resto com certeza vai querer mais.

Cupcake de chocolate


"O" bolo de chocolate
Versão bolo grande

Bolo de Chocolate da Vovó

- Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de cacau em pó (100%)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de sal
1 xícara de óleo
2 ovos
1 1/2 xícaras (de chá) de café quente

- Preparo:
Em uma tigela grande misturar os ingredientes secos, peneirados. Misturar o óleo e os ovos em uma tigela à parte e depois adicionar à mistura seca, mexendo sempre, à mão.

Adicione por fim o café quente de uma vez só, misture bem e coloque em forma untada (você pode fazer cupcakes ao invés de um bolo grande, a receita não muda). Asse em forno pré-aquecido em 180ºC por 50 minutos ou até que um palito espetado na massa saia limpo.

Cupcake de chocolate by Yuri Hayashi, on Flickr
Cupcake de chocolate

Lembrem-se que chocolate amargo vai muito bem com chá preto! Bon appétit!