Senin, 30 Desember 2013

3 anos e 6 meses - Plantando a Camellia sinensis 12 - Prosperando

Nestes dias de trabalho aqui no meu ranchinho fiz uma manutenção nas minhas plantas do chá, as Camellia sinensis.

Uma das minhas plantas de Camellia sinensis plantada no chão, com 3 anos e 6 meses

Com as últimas chuvas na região, a grama tem crescido bem assim como os matos, então aproveitei para roçar tudo e remexer um pouco a terra, adubando com a compostagem que produzo aqui em casa.

A foto acima é de uma planta que está no chão, tentando se expandir (de vez em quando algumas formigas pegam um pouco de suas folhas, o que atrasa um pouco o seu crescimento). Meu marido melhorou nosso sistema de irrigação nos canteiros, o que deve proporcionar um pouco mais de água e chances da planta se desenvolver melhor.

Com esta postagem fecho o nosso ano, desejando à todos muita prosperidade em 2014 e sempre!!!

Kamis, 19 Desember 2013

A Arte do Chá



"A arte do chá é uma força espiritual para compartilharmos"
Alexandra Stoddard

Rabu, 11 Desember 2013

Dia da Montanha

Hoje, dia 11 de Dezembro é o Dia Internacional da Montanha. Eu, como montanhista, mais que celebro não só este dia, mas todos os dias em que de alguma forma, me ligo à natureza graças à estes grandes seres de pedra. Além disso, gostaria de lembrar à todos que devemos muito também às montanhas quando se trata do chá. São nestas regiões onde encontramos muitos dos chás de qualidade que tanto apreciamos.

Colheita de chá nas montanhas sagradas de Wuyi, lugar de origem do oolong rochoso e também o berço deste estilo.
Ilustração de Thomas Allom, artista e arquiteto inglês, feito em 1843.

E viva as montanhas!

Kamis, 05 Desember 2013

Receita: Bombom de Torrone

O torrone, também conhecido por nougat, é uma espécie de massa branca, feita com base de claras de ovos, acompanhada de nozes. Parece simples mas o seu sabor é fantástico e seu processo de fabricação pode variar de lugar para lugar - pois a sua origem é disputada entre alguns lugares na europa, como Itália, Espanha, etc. (leia esta interessante matéria no caderno Paladar do Estadão).

Torrone / Nougat
Bombom de torrone prontinho para ser devorado!

Fiz uma versão bem simples, que requer um pouco de habilitades na cozinha pois a medição de temperatura tem de ser precisa além da sua manipulação e o cuidado para não se queimar também é importante! Mas não é nada que com certa prática vocês não consigam, é só ter cuidado e atenção.

Bombom de torrone


Bombom de Torrone do Chá, Arte & Vida!

Ingredientes:
- 4 xícaras de açúcar
- 1 xícara de glucose
- 3/4 xícara de água
- 3 claras de ovo
- 1 pitada de sal
- 1/3 de colher de café de cremor tártaro
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- 2 xícaras de nozes picadas, a gosto (utilizei amêndoa e avelã picadas - dê uma leve torrada nelas antes de utilizá-las)
- Amido de milho ou farinha de arroz, o quanto baste
- Chocolate amargo, o quanto baste

Preparo:
- Antes de tudo, separe a assadeira que utilizará para colocar o doce, forrada com papel manteiga e polvilhada com a farinha de arroz.
- Em uma panela misture o açúcar, glucose e água. Leve em fogo baixo e não mexa mais a mistura. Deixe que vire um caramelo claro e chegue à temperatura de 130°C.
- Enquanto isso, bata as claras com o sal e cremor tártaro até que a clara em neve faça picos firmes - utilize uma tigela inox que aguente o calor do caramelo fervente.
- Adicione o caramelo às claras em neve, virando pouco, um fio fino e contínuo, até que incorpore totalmente na massa (tome cuidado para não se queimar nesta hora pois o caramelo pode espirrar ao bater no batedor ou lateral da tigela, tente mirar sempre para que caia direto na massa).
- Bata a massa por aproximadamente 6 minutos, até que ela comece a endurecer, encorpar, e se prender ao batedor da batedeira.
- Adicione a baunilha e nozes e misture bem à mão. A massa é difícil de lidar, misture com força.
- Em uma mesa bem polvilhada com a farinha de arroz, vire a mistura e adicione mais farinha por cima. Comece a "sovar" a massa, mas não aplicando muita força, somente para que a farinha seja incorporada. Adicione a farinha até que a massa pareça menos úmida mas palpável - se você adicionar muita farinha, a massa ficará quebradiça demais. E lembre-se que após a massa secar totalmente, ela naturalmente endurecerá um pouco.
- Coloque-a na assadeira, abra a massa com a mão, polvilhe mais farinha, coloque outro papel manteiga por cima e coloque outra assadeira por cima, com peso, para que a massa seque e fique com aspecto liso na superfície.
- Deixe descansar por horas (até o dia seguinte é melhor) e corte a massa com faca untada de óleo.
- Prepare o chocolate para a cobertura (derreta e faça a temperagem) e cubra cada pedaço de torrone cortado (antes de cobrí-los retire o excesso de farinha). Deixe secar e embrulhe.


Este doce além de acompanhar um chá verde é um bom presente de Natal, aproveitando a data que está chegando! Pratique esta idéia, faça seus próprios presentes e dê outro valor às festas de final de ano.

Rabu, 04 Desember 2013

O chá certo para cada época


"Existe o chá branco para a primavera, o chá verde para o verão,
oolong para o outono e o chá preto para o inverno..."
- Ditado popular